Ensino ADFloripa

Com uma metodologia moderna e inteligente de estudar, o ensino a distância está revolucionando a educação no Brasil.

Nos últimos anos, essa modalidade vem crescendo a um ritmo que chega a ser até três vezes maior que o modelo presencial. O número de alunos, que em 2003 era de apenas 92 mil, hoje já supera 1,3 milhão!

São inúmeras opções de cursos, mensalidades em conta, ambientes de aprendizagem cada vez mais sofisticados, e, principalmente, alta disponibilidade. É possível encontrar cursos a distância em praticamente qualquer lugar do Brasil, mesmo nas localidades mais distantes.

Se você acha que as vantagens param por aí, dê uma olhada na lista que preparamos e que provavelmente irá convencê-lo a fazer um curso a distância hoje mesmo! Confira!

Comodidade

Com o ensino a distância, é o aluno quem escolhe quando e onde estudar. Os conteúdos ficam disponíveis, via Internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana e não é necessário cumprir horários fixos para fazer a maioria das atividades.

Os cursos EAD também contam com bibliotecas virtuais, cujo acervo também fica acessível o tempo todo.

Economia de tempo

O fato de não precisar se deslocar até a escola todos os dias é um grande diferencial do EAD. O aluno pode acessar o conteúdo de onde estiver e nos horários mais convenientes para sua rotina.

Atividades de laboratório, provas e trabalhos finais são feitos presencialmente e estão previstos no calendário do curso.

EAD permite trabalhar e estudar de forma mais tranquila

A flexibilidade do ensino a distância permite que a grande maioria dos estudantes consigam conciliar trabalho e estudos. 

De fato, com um curso EAD tudo fica mais fácil. O material didático, inclusive as vídeo-aulas, fica disponível o tempo todo e pode ser acessado a qualquer momento. Os tutores e professores estão à disposição para tirar dúvidas e os colegas estão sempre interagindo.

Desenvolvimento de habilidades

Não pense que por se tratar de um ensino a distância sua dedicação com o estudo será menor. Quem opta por essa modalidade precisa ter disciplina, gestão de tempo, capacidade de concentração e interação com os colegas e professores para potencializar o conhecimento.

Esses fatores tornam o curso virtual ainda mais positivo, pois contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida profissional.

Ao analisar as vantagens do ensino a distância, é possível perceber por que ele faz sucesso entre jovens e adultos, não é mesmo? Essa formação é uma boa opção para quem busca qualificação e flexibilidade.

Interação

Engana-se quem pensa que no EAD o aluno estuda o tempo todo isolado. Uma parte importante da aprendizagem acontece justamente na interação com professores, colegas e tutores, uma prática bastante estimulada nos cursos a distância.

Pessoas mais tímidas, que nem sempre se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e opiniões, encontram no ambiente EAD um espaço livre para fazer suas contribuições.

Inclusão

O ensino a distância tem se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão e de acesso à educação de qualidade. Pessoas que, por algum motivo, não podem frequentar cursos presenciais se beneficiam do EAD.

Para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades, como um trabalho em tempo integral ou os cuidados com a família, o EAD é uma alternativa bastante interessante.

Conteúdo e interação estão sempre à mão

Uma das grandes vantagens do EAD é que o aluno não perde nenhum conteúdo. Tudo está disponível no ambiente virtual de aprendizagem e pode ser acessado a qualquer momento, quantas vezes o estudante desejar, de onde ele estiver.

A interação é outro ponto forte do EAD. Todo curso conta com uma equipe de tutores e professores à disposição para tirar suas dúvidas ou ajudar em alguma questão. Há também chats e fóruns de discussão com os colegas de turma.

Na pesquisa da Educa Insights, inclusive, os dois pontos mais importantes listados pelos alunos EAD foram a interação com o tutor e os momentos de discussão de conteúdo com a turma.

Pedagogia Inovadora

Graças às novas tecnologias de comunicação, os alunos de cursos EAD contam com uma série de ferramentas de apoio à aprendizagem e podem interagir com o professor, colegas e tutores por meio de fóruns, chats, videoconferências, simulações e exercícios online.

Uma das preocupações de quem elabora cursos a distância é garantir que o aluno permaneça conectado pelo tempo necessário para assimilar os conteúdos. Por isso, são criadas novas formas de apresentação e interação que facilitam a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, prendendo a atenção do estudante.

EAD é a modalidade que mais cresce no Brasil

De 2003 para cá, o EAD tem crescido a uma velocidade impressionante. A melhoria da infraestrutura de redes no Brasil e o desenvolvimento de novos modelos pedagógicos ajudaram a aumentar a disponibilidade de cursos nessa modalidade.

Com mais de um milhão de estudantes e um ritmo de matrículas que cresce três vezes mais que no presencial, o ensino a distância vai continuar a se expandir nos próximos anos.

Só para você ter uma ideia, em 2003 tínhamos 52 cursos EAD e 92 mil alunos matriculados. Hoje, são 1.365 cursos e 1,3 milhão de estudantes.

Fonte: https://www.ead.com.br/vantagens-do-ensino-a-distancia